Connect with us



Agricultura

Brasil terá maiores estoques e importações de trigo

Publicado

em

Safismi

O relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) desta quinta-feira (12/10) foi muito significativo no que se refere ao Brasil, destaca a Consultoria Trigo & Farinhas. Depois de manter inalterados todos os dados de oferta e demanda de trigo na Argentina, o órgão oficial dos EUA alterou significativamente alguns números no tocante ao País.

“O primeiro deles foi o aumento de 6,73% nos estoques iniciais, o que significa que, para o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o consumo de trigo no Brasil da safra 2016/17 deverá ser menor – como temos afirmado sistematicamente”, aponta o analista júnior da T&F, Luiz Fernando Pacheco.

A produção brasileira de trigo também foi reduzida em 100 mil toneladas, ou 1,92%. Como consequência, as importações foram aumentadas também em 100 mil toneladas para 7,3 milhões de toneladas, ou 1,39% em relação ao relatório do mês anterior. Com o consumo (moagem, ração e exportações) inalterado, houve um aumento de 105 mil toneladas nos estoques finais, ou 7,77%.

Argentina começa a colher

Ainda de acordo com a Trigo & Farinhas, as boas condições climáticas dos últimos dias ajudaram a melhorar o solo das regiões mais afetadas pelas chuvas no último mês, onde o trigo plantado começou a passar para o ciclo reprodutivo do estágio fenológico. Dos 5.450.000 hectares plantados 60% contam com condições boas e excelentes, as melhores lavouras estão concentradas no centro da área agrícola do país.

“A região de NOA no norte da Argentina começou essa semana a colheita dos primeiros grãos com baixa expectativa quanto ao rendimento por hectare. Na região de Buenos Aires por causa do excesso de chuvas as análises feitas apontam deficiência em nitrogênio e forte incidência de doenças por fungos”, conclui a T&F.

Agrolink

Uniguaçu