Connect with us



Chega Mais

Até que ponto usar chapinha e secador?

Publicado

em

Safismi

Usar chapinha e secador é uma moda que pegou principalmente no início dos anos 2000, quando ter cabelo super liso estava em alta! A mulherada fazia questão de alisar os fios e esses dois aparelhos ajudavam demais nesse processo.

De uns tempos para cá a preferência por fios mais naturais, e até mesmo ondulados e cacheados fez com que a utilização desses equipamentos ficasse um pouco para trás, mas ainda tem muita mulher que não abre mão dessas peças, por acreditar que seus fios ficam melhores lisos, porque não quer ter o trabalho de arrumar eles se estiverem naturais e por aí vai!

Seja qual for a razão, é importante compreender: usar chapinha e secador demais pode ser perigoso para o seu cabelo! A moderação aqui é fundamental, e a seguir a gente vai te explicar como não acabar transformando esses aliados em verdadeiros inimigos dos seus fios!

Usar chapinha e secador pede equilíbrio

Muita gente não entende isso, mas quando estamos falando de prancha modeladora (a famosa chapinha) e de secador estamos falando de produtos que fazem com que seus fios alcancem temperaturas altíssimas, que podem chegar a 200ºC! É muita coisa, mesmo, e o nosso cabelo não está preparado para aguentar tamanho choque térmico! Por mais corriqueiro que pareça ser usar chapinha e secador é fundamental compreender que a sua utilização todos os dias pode ser extremamente prejudicial para os fios!

Sendo assim, a primeira dica é alternar os dias de uso, ou seja, usar um dia a chapinha e o secador e no outro não usar. Desse modo você estará colaborando para que seu cabelo não perca todo o brilho e toda a hidratação, que dão a ele a sua verdadeira beleza.

Outra orientação importante é: Não use esses aparelhos próximo demais do cabelo, porque pode queimar os fios de verdade, a ponto de eles saírem do couro cabeludo, algo que você com certeza não vai querer que aconteça!

Se a mulher usa chapinha e secador todo dia, o que deve fazer?

Se você faz parte do time das viciadas nesses equipamentos e não está disposta a abrir mão deles, aí vai uma dica que pode ajudar a manter os seus cabelos saudáveis: use produtos antitérmicos! Eles vão ter função termo protetora, que faz com que uma película se forme nos seus fios, impedindo que o uso da chapinha e do secador retire toda a umidade do seu cabelo. Isso vai fazer com que ele não sofra profundamente os danos que esses aparelhos normalmente causam, então é um ótimo investimento.

Além disso, também pode ser uma boca ideia apostar na compra de produtos como uma máscara para hidratação, um shampoo anti-resíduos e algum óleo que promova reparação de pontas. Utilizando-os antes e depois do uso da chapinha e do secador você faz com que seus fios se mantenham mais fortes, mesmo com as agressões sofridas.

Outras dicas importantes

Não use chapinha ou secador no seu cabelo se ele estiver molhado! Esse tipo de ação pode fazer com que seus fios sofram um grande choque térmico, que pode fazer com que eles rompam de vez. Além disso, a prática pode resseca-los e deixá-los super quebradiços;

Cabelo que usa muita chapinha e secador fica rebelde e quebradiço, então aposte no uso de ampolas que nutrem os fios, faça reconstrução e confie no poder da proteína e do aminoácido;

Se precisar de ajuda não deixe de procurar um bom especialista, porque um cabelo danificado muitas vezes pede a ajuda de bons profissionais;
Usar chapinha e secador pode fazer parte do seu cotidiano, sim, mas não precisa usar todo dia, e se for usar é importante tomar os cuidados que listamos acima, para não danificar os seus fios! Afinal, tudo que fazemos é para ficarmos mais bonitas e não para ter dor de cabeça!

 

Uniguaçu