Connect with us



Brasil

Argentino Chamorro vence a Elite da 9 de Julho; Alvimanio leva nos Federados

Publicado

em

Safismi

Após conhecer os vencedores da categoria Aspirante, foi a vez de a 72ª edição da Prova Ciclística 9 de Julho descobrir os ciclistas vencedores das categorias Elite e Federados, nesta segunda-feira. Na primeira delas, o argentino Francisco Ramon Chamorro conquistou a vitória após completar os 93,48km em 2h04m11s. Já entre os Federados o mais rápido foi  Alvimanio Augusto das Chagas Silva, que precisou de 1h39m50s para completar os 70,11km.

Na primeira volta da Elite, não demorou muito para que quatro ciclistas conseguissem dar uma escapada e assumissem a liderança nos primeiros metros da prova. Porém, essa fuga não demorou muito, e o pelotão conseguiu encostar nos líderes. No entanto, ainda antes da primeira das quatro voltas ser completada já havia um novo competidor conseguindo se distanciar na liderança: Vitor Gustavo Silvestre Teixeira.

A sequência da prova seguiu tendo alguns ciclistas tentando se distanciar do pelotão de competidores. No entanto, as tentativas acabavam não gerando o resultado esperado e não demorava muito para que os outros ciclistas da parte dianteira se aproximassem novamente.

No início da segunda metade do circuito, mais quatro ciclistas buscaram realizar a estratégia conhecida como gregário, quando um ciclista se desgarra na liderança na tentativa de chamar a atenção do pelotão de elite e facilitar a vida de seu companheiro de equipe, podendo poupar alguma energia para o sprint final.

A primeira fuga que pareceu realmente promissora aconteceu no final da terceira e no início da quarta volta. Nela, dois pilotos da equipe São Francisco, Cristian Egídio da Rosa e Maurício Bielinski Knapp, dispararam ao lado de Gabriel Machado da Silva, representante da Funvic.

A escapada do trio perdurou até o início da segunda metade da volta final, quando o pelotão de elite conseguiu se aproximar. Com isso a decisão da prova ficou mesmo reservada para o sprint final dos competidores. Nesse momento de definição, o argentino Francisco Ramon Chamorro conseguiu utilizar bem a sua experiência para garantir o título da 72ª edição da Prova Ciclística Internacional da 9 de Julho. Esta aliás é a segunda vez que o argentino conquista uma 9 de Julho. Ele já havia conquistado o título na edição de 2010.

Pelos competidores da categoria dos Federados, o grande vencedor foi o ciclista Alvimanio Augusto das Chagas Silva, que completou os 70,11km em 1h39m50s. O pódio da categoria foi completado por Kleber Lopes Bahia e Sérgio Arlindo da Silva.

Confira os melhores colocados entre os atletas de Elite:

1º Francisco Ramon Chamorro – 2h04m11s

2º Rafael de Mattos Andriato – 2h04m11s

3º Rodrigo Araújo de Melo – 2h04m12s

4º Emerson da Silva Santos – 2h04m12s

5º Flávio Cardoso dos Santos – 2h04m13s

Confira os melhores colocados entre os Federados:

1º Alvimanio Augusto das Chagas Silva – 1h39m50s

2º Kleber Lopes Bahia – 1h39m51s

3º Sergio Arlindo da Silva – 1h40m20s

4º João Paulo Ferreira de Assis – 1h40m20s

5º Ricardo Reis Silva – 1h40m20s

Gazeta Esportiva

Uniguaçu