Connect with us



Chega Mais

Alimentação Saudável para adolescentes

Publicado

em

Safismi

A adolescência é a fase das grandes mudanças e transformações na vida de qualquer pessoa. É durante a puberdade que o corpo vive em constante efervescência em um processo de desenvolvimento natural gerado, principalmente, pelas questões hormonais.

Por isso, durante esse período, é necessário um acompanhamento alimentar sério e bem equilibrado, para o futuro adulto atingir a maturidade de forma plena e saudável.
Para moldar uma dieta nutricional para a puberdade é preciso saber diferenciar os conceitos de comer e se alimentar.

É muito comum os adolescentes sentirem muita fome e exagerarem na alimentação diária, contudo, mesmo estando em fase de crescimento, esse desequilíbrio precisa de limites. A alimentação deve ser variada, composta por frutas, verduras e legumes. O consumo de alimentos básico, como o arroz e o feijão deve ser estimulado, assim como os alimentos fonte de proteína.

A frequência das refeições é parte da boa alimentação que os adolescentes devem manter, pois esse hábito ajuda o desenvolvimento intelectual e o rendimento escolar, por exemplo.

Segundo a especialista, o adolescente deve ter três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e lanches nos intervalos, assim como os adultos. Fazer de 5 a 6 refeições diárias mantém o organismo funcionando adequadamente, evita ataques de fome e previne que haja o consumo de alimentos altamente calóricos sem necessidade, evita que o músculo seja utilizado como fonte de energia ao corpo, além de fazer com que o organismo utilize de maneira mais eficaz os nutrientes que são ofertados.

Um dos nutrientes mais importantes na fase de puberdade é o cálcio. Por isso é importante incluir na dieta alimentos como os vegetais verde- escuros como a couve e o espinafre, além de tofu, sardinha fresca, grão de bico e aveia. As necessidades do mineral são maiores durante a puberdade e a adolescência do que em qualquer época da vida, devido ao acelerado crescimento muscular e esquelético característico da fase.Nesse período, a densidade óssea é máxima e a massa esquelética equivale a 45% do total da fase adulta, que se completará até aproximadamente os 30 anos de idade.

Tão importantes quanto o cálcio são as vitaminas e outros minerais, e por isso é essencial que frutas, verduras e legumes sejam consumidos em pelo menos 3 refeições ao dia.

Essa nova rotina alimentar do adolescente nada mais é do que um ensaio de como será na fase adulta. E, para criar essa consciência nutricional que vai garantir saúde durante a maturidade.

Uniguaçu