Connect with us



Chega Mais

Alimentação Saudável durante a gravidez

Publicado

em

Safismi

A gravidez é um período de muitas descobertas. Com o novo universo que se apresenta, surgem também muitas dúvidas e uma bem recorrente é sobre o tipo de alimentação mais adequada. Afinal, todo mundo sabe que o desenvolvimento do feto depende dos hábitos da mãe.

Uma dieta pouco nutritiva durante a gravidez pode ocasionar problemas sérios para o bebê, como alterações no desenvolvimento, prematuridade e prejuízos na capacidade cognitiva. Além disso, aumentam os riscos de doenças futuras, como obesidade e doenças cardiovasculares e, até mesmo, pode ocasionar em mortalidade.

• Durante a gestação é recomendável que a mulher alimente-se a cada três horas.

• Deve-se beber, pelo menos, dois litros de água diariamente.

• As refeições devem ser ricas e variadas, com cereais integrais, carnes, leite, frutas, legumes e verduras.

• O primeiro trimestre é uma fase determinante para o desenvolvimento do bebê. Por isso, o consumo de alimentos fontes de ferro, ácido fólico e líquidos são importantes.

• Mulheres vegetarianas ou veganas podem precisar fazer suplementação de vitamina B12, nutriente presente em proteínas de origem animal.

Alguns alimentos são especialmente indicados para entrar na dieta alimentar durante esse período, por serem fontes de nutrientes essenciais para a saúde do bebê e da mãe:

Ovos e carnes: São alimentos ricos em proteínas, importantes para a construção e renovação das células e dos tecidos da mãe e do bebê.

Salmão: Assim como a sardinha, esse é um tipo de peixe rico em ômega 3, um ácido graxo que controla os níveis de colesterol no sangue e previne doenças cardiovasculares.

Feijão: Esse é um alimento fonte de proteínas, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas do complexo B, carboidratos e fibras.

Aveia: Durante a gravidez é normal que haja uma queda na imunidade e a aveia ajuda a regular o sistema imunológico. O alimento também é fonte de fibras solúveis, que ajudam a reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL). Além disso, contém cálcio, ferro, potássio, sódio, fósforo, selênio e zinco.

Oleaginosas: Alimentos como nozes, amêndoas e castanha de caju, assim como peixe e ovo, também são fontes de ômega 3. Por isso, atuam no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

Frutas e vegetais amarelos: Frutas como o abacaxi e o maracujá são fontes de vitamina A, importante para a formação do broto dentário do feto, para o desenvolvimento ósseo e para a imunidade da gestante.

Leite e derivados: São ricos em proteínas, essenciais na construção das células do corpo do bebê, e em cálcio, responsável pela formação dos ossos e dentes.

Couve: Esse é o vegetal mais rico em ferro e cálcio. É ainda excelente fonte de betacaroteno e vitamina E, de ácido fólico, ferro e potássio. O cálcio e a vitamina D devem ser reforçados no terceiro trimestre, para ajudar na formação óssea do bebê, na contração muscular e colaborar para os batimentos cardíacos.

Frutas cítricas: Laranja, limão, acerola, mexerica, entre outros. Essas frutas cítricas são ricas em vitamina C ajudam na absorção do ferro. Elas ajudam ainda a evitar infecções e regulam o intestino.

 

Vale lembrar sempre que cada organismo funciona de uma forma e, especialmente durante a gravidez, é indispensável consultar o médico e o nutricionista, para o que os profissionais indiquem a melhor dieta para cada caso.

Uniguaçu