Connect with us



Chega Mais

Alimentação Saudável desde a primeira papinha

Publicado

em

Safismi

A inserção dos primeiros alimentos é uma etapa que exige atenção, cuidado e, principalmente, paciência e carinho por parte dos pais. Até completar seis meses de vida, apenas o leite materno costuma suprir as necessidades para o completo desenvolvimento do bebê. Após esse período, a indicação é inserir gradativamente novos ingredientes, sabores e texturas na dieta do pequeno.

As frutas devem ser os primeiros novos sabores oferecidos nesta fase de transição alimentar do bebê, sendo uma de cada vez e em forma de suco ou papinhas.

Logo após, os ingredientes salgados também podem começar a fazer parte do cardápio: prepare as papinhas com apenas um tipo de fruta antes de começar a misturar ingredientes. Também coloque, no máximo, três tipos de legumes para a criança aprender a saborear cada um, reconhecendo o seu sabor e desenvolvendo o seu próprio paladar.

Não é recomendado bater os alimentos no liquidificador e, sim, apenas cozinhar e amassá-los com um garfo.

Enquanto para as primeiras papinhas, a sugestão é escolher legumes mais adocicados, remetendo ao sabor do leite materno, como a cenoura, a abóbora, batata doce e a batata, a iniciação das frutas, deve ser feita preferencialmente com banana, pera, mamão e maçã. “Alimentos industrializados e temperos prontos (por conterem muita química e aditivos), além do tomate (por sua acidez e uso intenso de agrotóxico) e do leite de vaca, entre outros, como açúcares refinados e refrigerantes devem ser evitados neste período de transição alimentar, pois podem não ser tolerados pela criança.

Quando um novo alimento é apresentado ao bebê, é importante que os pais fiquem atentos às reações comportamentais e fisiológicas do seu filho. Afinal, as crianças podem ter, de forma congênita, intolerâncias, alergias, insuficiências e outros elementos herdados, que podem influenciar de forma negativa na etapa de uma complementação e até de uma transição do líquido para o sólido.

Sugestões:

Considerando o longo caminho até a maturidade imunológica das crianças, os alimentos vegetais e orgânicos são uma opção por excelência.

Uniguaçu