Connect with us



Chega Mais

4 Dicas práticas de como manter uma alimentação saudavel para quem quer mudar o comportamento diante da comida

Publicado

em

Safismi

Você já se observou comendo?

Costumo dizer que o comportamento é tão importante quanto o nutriente. Você já tentou se autoanalisar quando está comendo? Costuma dar garfadas rápidas, mastigar correndo, sem nem sentir o gosto da comida? Repete várias vezes, sem ao menos se questionar se realmente queria comer mais? Costuma ter uma rotina alimentar, ou come qualquer coisa, a qualquer hora?

1. Autoconhecimento – Com a sobrecarga de informação que recebemos diariamente, nem sempre é fácil identificar se estamos comendo algo porque gostamos, porque é a “moda da vez”, ou simplesmente porque está prescrito na dieta. Para saber como manter uma alimentação saudável, você tem que respeitar o seu corpo. Analise seus gostos, suas vontades, seu grau de fome, e tente encontrar as melhores alternativas para se sentir saciado e em paz.

2. Registro alimentar – Fazer um registro alimentar é uma boa forma de ter uma visão ampla sobre sua alimentação. Pegue um caderninho e comece a anotar as coisas que você come. Ao longo da semana, leia e repense quais mudanças seriam interessantes. Às vezes você está comendo mais do que precisa e não está nem percebendo.
Pesquisas apontam que fazer um diário ajuda a comer com mais consciência, diminui os episódios de compulsão e faz com que as pessoas comam até 30% menos! Já pensou no quanto esse simples hábito pode te ajudar? Experimente!

3. Procure ajuda – Se está se sentindo perdido, procure ajuda profissional! Um nutricionista poderá traçar junto com você as melhores estratégias alimentares pensando na sua saúde como um todo.

4. Dieta restritiva, nem pensar! – Não poderia terminar este texto sem dizer: evite dietas restritivas! Elas aumentam a vontade de comer e a chance de engordar; além de distorcerem nossa relação com a comida.

Lembre-se que alimentação saudável não quer dizer “perfeita” e nem baseada em alimentos milagrosos. Tem a ver com qualidade, variedade e com a capacidade de comer com prazer e sem culpa!

Experimente fazer essa observação e tente incluir mais atenção na hora de comer. Isso vai fazer toda a diferença na vida de quem está em busca de como manter uma alimentação saudável!

Uniguaçu